Alta temporada aquece fluxo de turistas na capital e visitantes destacam organização da cidade

Publiciado em 04/01/2020 as 09:30
A alta temporada já começou e o verão promete aquecer ainda mais o movimento de turistas por toda a capital sergipana. Conhecida pela culinária tipicamente nordestina, tendo como carro-chefe o caranguejo, além das belas praias de águas quentes, uma das mais belas orlas do país, contando, ainda, com um povo acolhedor, Aracaju está, a cada dia mais, atraindo pessoas de diversas partes do Brasil. Um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade atesta o aumento do fluxo de visitantes.
 
De Norte a Sul da cidade, atrativos não faltam para encher os olhos e as expectativas dos turistas. Da volta aos mercados centrais até um passeio pelas praias, ou pelos parques e calçadões da cidade, os visitantes têm cenários diversos e atrativos para boas fotos.  
 
Na parte central de Aracaju, a parada é obrigatória nos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Virgínia Leite Franco, seja para conhecer o artesanato, as comidas típicas, passar pela literatura de cordel ou mesmo desfrutar da variedade de frutas, verduras, castanhas e mariscos.
 
Casada com um sergipano, a turista de Salvador, Eliete Santos, aproveitou a estada em Aracaju para se aprofundar nos sabores ofertados nos mercados centrais. “Sempre que venho a Aracaju, faço questão de passar pelos mercados e aproveito para levar algumas coisas daqui para minha cidade. É tudo tão bem organizado e limpo que dá mais satisfação passar por eles. Gosto muito de Aracaju e, por morar tão próximo, facilita vir mais vezes”, afirmou. 
 
Não só durante a alta estação, mas, em todo o ano, a maioria dos turistas que passa pela capital sergipana é dos estados da Bahia e de Alagoas, justamente pela proximidade, o que propicia viagem rodoviária. Os vizinhos ressaltam, sobretudo, a hospitalidade aracajuana, como o grupo de amigos Carlos Fernandes, Hélen Santos e Kaylana Santana, de Salvador. 
 
“Essa é a quarta vez que venho a Aracaju e sempre me surpreendo com o acolhimento das pessoas daqui. Coisas simples, como pedir uma informação, se tornam diferentes porque se pergunto onde é determinado lugar, só faltam carregar a gente no colo e levar até o local. Outra coisa que sempre reparo é a limpeza da cidade, sem contar o trânsito que é sempre bem organizado”, comentou Carlos. 
 
De dezembro de 2019 a fevereiro deste ano, a movimentação tende a ser grande em toda a cidade. Há quem queira aproveitar os passeios e há quem venha apenas para descansar. Nos últimos dias de dezembro de 2019 a rede hoteleira chegou aos 95% de ocupação, em Aracaju. 
 
A Orla da Atalaia oferece muitas opções de lazer, o que a torna ainda mais convidativa. É nela que se concentra a maior parte dos hotéis e pousadas da cidade e onde, também, transita grande parte dos visitantes. 
 
O casal Edvanilson de Oliveira e Thaíse Rocha veio para passear junto a familiares. Ele está em Aracaju pela primeira vez após 15 anos sem passar pela capital sergipana. Ela, por sua vez, está conhecendo a cidade. Vindos da Bahia, eles estão apreciando a beleza das praias. 
 
“A cidade toda é muito organizada e isso chama a atenção. A Orla da Atalaia é uma das mais lindas que já vi e temos tudo muito perto, o que facilita bastante. As praias daqui são muito tranqüilas, além de limpas”, destacou Edvanilson. “Para quem busca sossego e descanso, Aracaju é sempre uma ótima opção. Estou gostando muito de conhecer a cidade”, completou Thaíse. 
 
Entre os turistas, há aqueles que são daqui, moram há bastante tempo fora do estado, mas, nunca desvinculam suas raízes das terras aracajuanas, como as irmãs Claudiana Santos e Admara Moreira que residem há 25 anos em São Paulo, mas, duas vezes por ano, vêm resgatar as origens em Aracaju. 
 
“Pelo tempo que moramos fora, tem gente que pode pensar que somos quase paulistas, mas, nossa alma está em Aracaju e temos muito orgulho disso. Sempre voltamos para a cidade no verão e durante as festas de São João e, quando dizemos aos nossos colegas de trabalho que estamos de malas prontas para visitar nossa casa, eles ficam com vontade de vir junto de tanto que falamos bem de Aracaju. A cidade está a cada dia mais linda e dá muita satisfação ver como está organizada e prazerosa. Temos muito amor por Aracaju”, frisou Claudiana.
 
Da AAN