'Pegamos o Brasil com índices horríveis, infelizmente pífios, vergonhosos', afirma presidente da Embratur

Publiciado em 17/08/2019 as 14:48

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Gilson Machado Guimarães Neto, em entrevista exclusiva aos jornalistas André Barros e Valéria Santana durante o jornal Nova Manhã, da Nova Brasil FM, afirmou que o país não acompanhou o crescimento do mercado internacional de Turismo.

“Pegamos o Brasil, no tocante ao turismo, com índices horríveis, infelizmente pífios, vergonhosos, que não condizem com nossa realidade em recursos naturais, com nossa realidade, nosso povo”, lamentou Machado Neto, levando em consideração que, atualmente, o Brasil é o terceiro país da América Latina em fluxo de turistas. 

As falhas na divulgação do Brasil como destino também foram ressaltadas. “Nosso turismo nunca foi voltado a divulgar nossos recursos naturais. Isso sempre ficou em segundo plano na divulgação internacional do Brasil e vamos colocar isso para ser nosso carro-chefe em divulgação”, explicou. “Se tivéssemos acompanhado a proporcionalidade de turistas desde 1976, estaríamos recebendo em torno de 13 milhões de estrangeiros por ano. Muito dinheiro foi jogado fora”.

Por fim, o presidente da Embratur reafirmou a necessidade do brasileiro que viaja para o exterior em ser patriota e perder o que ele chamou de “síndrome de cachorro vira-latas”. “Tenha orgulho de ser brasileiro. Precisamos, como povo, perder a síndrome de cachorro vira-latas. Somos um povo aguerrido, temos o melhor país do mundo, independente de quem seja o presidente”, conclamou, pedindo para que, mesmo que se discorde do presidente e sua equipe, o trabalho seja respeitado e que todos ajudem no processo de reconstrução. Segundo ele, é preciso ver que “esse governo está dando o sangue para que o país cresça”, concluiu.