Cuidados com a alimentação no fim de ano

Publiciado em 28/12/2017 as 10:27

O fim do ano é uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Réveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família. Por isso, é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém devemos ter cuidado e seguir algumas orientações podem ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada. Geysiane Carvalho Mendes, nutricionista do Hapvida, fala sobre o porquê das pessoas ganharem mais peso nessa época do ano.

“É comum observar que até mesmo os pacientes que vão até o meu consultório o ano todo e têm uma dieta planejada, deixa de ir nos últimos dois meses do ano, novembro e dezembro. De fato, esse é só um sinal de que no fim do ano todo mundo foge um pouco da dieta. Tem dois fatores que podem explicar isso: de um modo geral, as pessoas planejam as festas e os passeios, e as sensações de ansiedade e estresse também são comuns, favorecendo assim o descontrole do consumo alimentar.”, explica

 

Uma das principais vilãs nesta época são as bebidas alcoólicas. Uma boa dica para diminuir o consumo é sempre alternar um copo da bebida alcoólica com um copo grande de água.

Mas para aqueles que querem optar por uma alimentação saudável, também é possível. “Tem aquelas frutinhas típicas do fim de ano, como uva, nectarina, pêssego, ameixa, figos, castanhas e nozes. Essas frutas de época são ricas em fibra alimentar, compostos bioativos, antioxidantes, vitaminas e minerais. O consumo desses alimentos é importante e contribui para a saúde e o controle do peso. Com moderação, o consumo de castanhas e nozes é relacionado à redução das concentrações de triglicerídeos, colesterol e LDL séricos. Nesse caso, a moderação é algo em torno de 30g ou 40g ao dia”, orienta a nutricionista.