Depressão ansiosa: Conheça o problema em que a tristeza e a preocupação se potencializam

Publiciado em 13/10/2017 as 10:48

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão. Conhecido como Transtorno Misto Ansioso Depressivo é muito comum, isso porque a ansiedade condiciona o indivíduo a pensar em um futuro geralmente negativo, fazendo com que ele se frustre antes mesmo do acontecimento, a sucessão de frustrações dá início a depressão, causando assim um círculo vicioso. Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, explica como lidar com esse transtorno e tratá-lo de forma adequada.

 

As causas do transtorno não são tão exatas. “O transtorno pode ser desencadeado por preocupações excessivas, pensamentos negativos, estilo de vida e até acontecimentos na vida do indivíduo, tais como perda de pessoas queridas, desemprego e outros”, esclarece Sarah Lopes.

Os sintomas são inúmeros, como a irritabilidade, insônia, apatia, alteração do apetite, falta de ar, diminuição da libido, desânimo, medo constante e outros, que podem ser tanto de cunho emocional quanto físico.  

A especialista afirma que o tratamento da depressão ansiosa é semelhante ao tratamento dos casos de ansiedade. “É preciso verificar se o quadro requer acompanhamento psiquiátrico, a terapia medicamentosa possui uma eficácia muito grande nesses quadros. Sendo utilizada ainda a Terapia Cognitiva Comportamental e psicoterapia, favorecendo as crenças positivas, incentivando o enfrentamento de seus medos, racionalizando, juntamente com o paciente, os passos para a sua reconstrução”, elucida a psicóloga.