Polícia realiza Operação Iluminado em Aracaju

Publiciado em 24/08/2019 as 17:42

Na tarde deste sábado, 24, foi deflagrada a Operação O Iluminado em Aracaju, onde, após intervenção policial, o indivíduo MANOEL PAULO LAURENTINO DOS SANTOS, conhecido por PAULÃO, foi a óbito após reagir ao cumprimento de mandado de prisão decretado em seu desfavor.

MANOEL PAULO, liderava a facção criminosa denominada BDM na região do baixo-sul da Bahia, atuando nas cidades de Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Ubaitaba e Ibirapitanga. Sendo o líder do tráfico de drogas e mandante de homicídios e outros crimes relacionados ao tráfico de drogas.

A súcia liderada por MANOEL PAULO foi responsável pelo homicídio de Romildo Domingos da Silva, o "BOBÓ" , carcereiro da Delegacia de Gandu, decapitado no ano de 2017 em Teolândia, bem como são responsáveis por deflagrar disparos de arma de fogo que lesionou um Policial Militar da 60ª CIPM-GANDU (PMBA) e avariou uma viatura da 5ª COORPIN-VALENÇA (PCBA) em diligência para prender um de seus associados.

No dia 19/07/2019, ocorreu um duplo homicídio em Gandu, onde a criança Lucas de Jesus da Conceição e o adolescente Adriel da Silva dos Santos foram a óbito após serem atingidos por disparos de arma de fogo em uma tentativa de homicídio contra um criminoso de grupo rival ao de MANOEL PAULO , desde então as buscas contra o mesmo e sua súcia se intensificaram e os autores imediatos do crime foram a óbito no dia 31/07/2019 em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após confronto com o BOPE (PMBA) no curso da intervenção para cumprimento de mandados de prisão contra os autores José Marcos Santos (Marquinhos) e Cristiano Oliveira dos Santos (Quinca).

No início desta semana o serviço de inteligência da PMPE e SSP-PE identificaram que MANOEL PAULO estava em passeio em Recife e que teria seguido para Aracaju no dia 22/08/2019, instante em que equipes do COPE da Polícia Civil de Sergipe, BOPE e COPPM da Polícia Militar da Bahia, iniciaram as buscas a fim de cumprir mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Gandu. Na ocasião, MANOEL PAULO que estava residindo em um imóvel alugado na praia de Atalaia e estava a bordo de um veículo blindado foi a óbito após reagir à intervenção policial.

As investigações contra MANOEL PAULO e sua súcia é uma operação conjunta da 5ª COORPIN (PCBA) e 60ª CIPM (PMBA), onde nesta fase contou com a participação do BOPE e COPPM da Polícia Militar da Bahia, Polícia Federal na Bahia e Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e Pernambuco.

A operação O Iluminado faz alusão à origem grega do nome Lucas, criança que foi vítima da súcia que está em desarticulação na cidade de Gandu-BA.