Programa Jovem Aprendiz é porta de entrada para o mercado de trabalho

Publiciado em 17/08/2018 as 07:39

Com 13,7 milhões de brasileiros desempregados atualmente de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, muitos jovens em idade produtiva buscam alternativas para encontrar oportunidade, aliada ao desenvolvimento de carreira. Foi o que aconteceu com Gleice Kelle, 24 anos, que há oito anos decidiu distribuir currículos no centro de Aracaju e a partir desta iniciativa, sua vida mudou.

“Um dia decidi fazer uns currículos e foi quando me deparei com o setor de Recursos Humanos do GBarbosa. Subi as escadas e deixei um currículo lá. Depois recebi uma ligação informando que meu currículo havia sido selecionado na triagem e participei da entrevista”, lembra. Gleice acabou ingressando no programa de Jovem Aprendiz, cuja Lei de cotas nº 10097 define a faixa etária de 14 a 24 anos.

Segundo ela, esta foi a chance para ingressar no mercado de trabalho visto que, hoje ela é colaboradora da Cencosud Brasil, ocupando o cargo de analista de Pessoal. “A experiência foi maravilhosa, aprendi diversas coisas. No início fiquei na Contabilidade e depois passei a ajudar o pessoal do RH com algumas tarefas. Por meio do programa Jovem Aprendiz descobri o significado da palavra trabalho ”, revela. A assistente de Procurement, Bianca Carvalho, há seis anos na empresa, destaca pontos positivos dessa vivência: “Expandi meu conhecimento, desenvolvi capacidades como relacionamento interpessoal, fora o amadurecimento que é de extrema importância, pois você se sente mais preparado para enfrentar qualquer entrevista”, pontua.

Em agosto, uma nova turma de 25 Jovens Aprendizes iniciou no escritório da empresa, em Nossa Sra. do Socorro/SE. Atualmente, o grupo tem 436 menores, sendo 87 Jovens Aprendizes nas bandeiras GBarbosa e Mercantil Rodrigues. No processo seletivo é realizada uma dinâmica de grupo e entrevista com o intuito de buscar nos jovens valores em consonância com a cultura da empresa, uma vez que a grande maioria nunca teve alguma experiência profissional.

Nas lojas, os aprendizes poderão atuar na reposição, na frente de caixa, na gerência, entre outros. Já no escritório, poderão estar lotados nos departamentos de Recursos Humanos (em setores como o de Remuneração e Benefícios, RH Negócios, Capacitação, Operações de RH), TI, Financeiro, Jurídico, Logística, Serviços Finanças (Cartão). Auda Farias, gerente de RH do GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini conta que o varejo é considerado porta de entrada para o mercado de trabalho. “Recebemos candidatos que têm pouca experiência e oferecemos a capacitação. Para alguns, trata-se, inclusive, da sua primeira oportunidade de emprego. O jovem geralmente chega à empresa com curiosidade e vontade de pôr a mão na massa, o que é positivo. Então através de cursos profissionalizantes, como os do Senac, o aprendiz aprofunda sua vivência nas atividades práticas e convive com toda a esfera profissional”, acrescenta Auda.

Como participar do programa Jovem Aprendiz

No programa, o Jovem Aprendiz deve cursar uma formação no SENAC e, sendo menor de idade, tem que obrigatoriamente estudar em escola regular. Com uma renda média de meio salário mínimo, o Jovem Aprendiz trabalha 4 horas semanais e tem a carga horária total de 20 horas, dividida tanto para a formação teórica no SENAC, quanto à pratica na empresa. Os cursos correlatos ao negócio ofertados pelo SENAC são: operador de supermercados (aprendizes lotados nas lojas) e aprendizagem profissional comercial em serviços administrativos.

Além de aprender a atuar em determinadas funções, o jovem, que deve estar regular em seus estudos para se candidatar, tem também sua primeira fonte de renda, passando a administrar um orçamento pessoal e começando a entender a relação entre trabalho e educação financeira. “Desfrutem ao máximo cada minuto como aprendizes. O leque de conhecimentos é enorme, principalmente aqui na Cencosud, multinacional de grande porte”, recomenda Davi Williams Santos Lima, que começou como Jovem Aprendiz há quase três anos e hoje atua na área financeira da companhia como Operador de Contas a Pagar.