Veja como criminosos roubam a senha do seu cartão

Publiciado em 13/08/2025 as 05:14

As técnicas de fraude têm se tornado cada vez mais sofisticadas, tornando-se praticamente imperceptíveis. Fraudes como o chamado ‘golpe da maquininha’ ganham espaço diante da crescente vulnerabilidade de dados pessoais. Esse tipo de crime tem assustado consumidores e comerciantes pela sua complexidade e facilidade de execução.

De acordo com a Polícia, os estelionatários que aplicam o ‘golpe da maquininha’ se passam por técnicos responsáveis pela manutenção das máquinas de cartão. Durante a suposta intervenção, eles instalam aplicativos maliciosos capazes de capturar as informações dos cartões utilizados.

“Assim que a vítima inserir o cartão, os dados são corrompidos e enviados ao criminoso via aplicativo. Em compras por aproximação, por exemplo, ocorre um erro que obriga o usuário a inserir o cartão manualmente”, explica a Polícia. Até mesmo a senha digitada pode ser registrada para uso posterior dos golpistas.

Essa fraude lembra golpes antigos, como o ‘chupa-cabra’, que consistia na instalação de dispositivos em caixas eletrônicos para capturar dados e senhas dos usuários.

Bruno Bittar, especialista em cibersegurança, ressalta que, embora outras fraudes tecnológicas existam, o aumento do uso das maquininhas tornou esse golpe mais frequente. As ferramentas utilizadas pelos criminosos são tão avançadas que passam despercebidas.

Segundo Bruno, os fraudadores preferem máquinas que operam com sistema Android. “Eles instalam softwares adulterados para operações de crédito ou débito, ou sistemas adulteradores, que registram a senha digitada no teclado”, detalha.

Por isso, ele recomenda atenção ao realizar pagamentos: “Prefira sempre fazer o pagamento preferencialmente por PIX, digitando a chave, confirmando o valor, tudo de forma manual. A forma de pagamento em dinheiro continua sendo a mais segura, enquanto existir circulação”.

 

 

Fonte: Correio da Bahia republicado por Destaque Notícias

Publicidade

Publicidade