Governo convoca os 335 aprovados no concurso da PMSE para pré-matrícula no curso de formação
Após concluírem a formação, os novos soldados e oficiais da Polícia Militar irão reforçar a segurança pública de Sergipe

O Governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 14, o edital de convocação dos 355 aprovados no concurso público da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) para a pré-matrícula no curso de formação. O certame, conduzido pela PMSE e Secretaria de Estado da Administração (Sead) e organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), selecionou 300 candidatos para o cargo de soldado combatente, 30 para a carreira de oficial combatente e 5 para oficial área da saúde. A homologação do resultado final do concurso foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 7 de julho.
Conforme o edital de convocação, para efetuar a pré-matrícula nos Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e de Oficiais (CFO), os convocados devem se dirigir, na quinta-feira, 17, ao Centro de Ensino e Instrução da PMSE, na rua Argentina, Bairro América, em Aracaju, e apresentar a documentação exigida. Na sexta-feira, 18, além da confirmação da pré-matrícula, será publicada a convocação para a inspeção de saúde, que será realizada entre 21 de julho e 8 de agosto.
Depois de realizada a fase de Inspeção de Saúde, os aprovados terão de 11 a 14 de agosto para solucionar eventuais pendências. Vencidas essas etapas, a matrícula para o curso de formação está prevista para ser publicada no Diário Oficial no dia 1º de setembro, uma semana antes do início das aulas, que deve ocorrer no dia 8 do mesmo mês. O secretário de Estado da Administração em exercício, Jorge Araujo, explica que os alunos já ingressam no curso de formação na condição de servidores da Polícia Militar.
“Durante a formação, o aluno-soldado faz jus a 50% do subsídio do soldado 3ª classe, e a após a aprovação, passa a receber a remuneração integral do cargo. O mesmo ocorre com os alunos do CFO, os quais têm remuneração de 50% do subsídio do Aspirante a Oficial, e após a aprovação no Curso, ao ser declarado Aspirante a Oficial, passam a perceber a remuneração integral correspondente”, detalha.
O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, avalia a admissão de novos soldados e oficiais para a Polícia Militar como uma demonstração inequívoca do compromisso do governador Fábio Mitidieri com o fortalecimento da segurança pública em Sergipe. “O governo tem investido de forma estratégica não só na Polícia Militar, mas também nos concursos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica e da Polícia Civil, contemplando desde investigadores até delegados”, destaca.
O comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, afirma que o curso de formação vai preparar os alunos para o exercício adequado da profissão. “Eles terão aulas teóricas e práticas que integram a grade curricular da corporação, como instruções de abordagem policial, técnicas de patrulhamento, uso progressivo da força, legislação e direitos humanos”, pontua.
Curso de Formação
Para os alunos-soldados, o curso será ministrado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Aracaju, em regime de dedicação exclusiva e integral. Os formandos exercerão atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme as diretrizes de ensino da corporação, com carga horária de no mínimo 1.000 horas/aula.
Já o Curso de Formação de Oficiais será ministrado na Escola de Formação de Oficiais da PMSE (ESFO), também em Aracaju, e terá a duração mínima de 3000 H/A, em regime de semi-internato, exigindo do aluno frequência obrigatória e dedicação integral.
O comandante-geral da PMSE salienta que os novos policiais reforçarão o efetivo da Segurança Pública em Sergipe. “Eles serão designados para atuar em áreas estratégicas da capital e do interior do estado. Esse é um processo planejado da corporação e uma marca do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública”, afirma o coronel Alexsandro Ribeiro, ao reconhecer a importância do investimento em recursos humanos realizado pela gestão estadual.
Fonte:GOV SE
Como seu celular consegue descobrir tantos detalhes íntimos?
Muitos usuários do Android suspeitam que seus dispositivos os estejam escutando, mas pesquisas mostram que informações pessoais estão vazando via Bluetooth e Wi-Fi.