Petrobras retoma fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia após acordo com a Proquigel
Decisão encerra disputa judicial, devolve posse das unidades à estatal e prevê nova licitação para reativar operações até 2029

A Petrobras anunciou a retomada das operações nas fábricas de fertilizantes localizadas nos estados de Sergipe e da Bahia. A medida ocorre após um acordo firmado com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel, encerrando uma longa disputa contratual e litigiosa entre as partes. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias do Brasil.
De acordo com a estatal, o acordo já foi autorizado pelo conselho de administração da companhia e deve ser assinado até o dia 31 de maio. No entanto, a efetivação do pacto ainda depende de homologação por parte do Tribunal Arbitral.
Com a decisão, a Petrobras volta a ter posse das plantas de fertilizantes, mas para retomar as atividades produtivas será necessário realizar procedimento licitatório, com o objetivo de contratar os serviços de operação e manutenção das unidades. O processo seguirá as normas de governança e os procedimentos internos da estatal.
A reativação das fábricas está alinhada ao Plano Estratégico da Petrobras para o período de 2025 a 2029. Segundo o documento, a companhia busca gerar valor com a produção e comercialização de produtos nitrogenados, articulando esse movimento com a cadeia de óleo e gás natural e os compromissos da transição energética.
Fonte: F5News
Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa
Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário