Prefeitura dá continuidade ao plano de compensação ambiental na avenida Hermes Fontes

Publiciado em 02/07/2020 as 06:21

Depois de realizar o plantio de mudas no entorno da avenida Hermes Fontes, que passa por uma obra complexa de infraestrutura, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), continua, nesta semana, o plano de compensação ambiental na própria avenida, por meio da readequação da grama, plantação de arbustos e árvores.

“Parte da compensação já foi realizada, quando plantamos as mudas na Praça da Bandeira e nas avenidas Edelzio Vieira de Melo e Etelvino Alves de Lima. Agora, iniciamos o plantio da avenida, com a liberação de trechos da obra”, explica o secretário do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos.

Ele lembra que o compromisso da gestão era de plantar 265 árvores no entorno, e que isso foi mais do que cumprido. “Foram 255 só na avenida Etelvino Alves, 25 na Praça da Bandeira e 20 na avenida Edélzio Vieira, totalizando 300 árvores já plantadas”, contabiliza.

Agora, o objetivo é o de plantar 285 árvores diretamente na Hermes Fontes, recuperando o traçado de arborização original. “Mas com espécies mais adequadas, que têm formação propícia para a arborização urbana, como raízes que não causam transtornos às calcadas, às tubulações ou à população”, explica.

Essas 285 árvores serão plantadas conforme o andamento da obra do corredor. “Começaremos a partir da Praça da Bandeira, nos trechos em que já estão prontos, e vamos avançando a partir da execução dos serviços”, reforça. Alan Alexander lembra que as árvores já são plantadas com mudas em tamanho razoável, o que antecipa a sensação de arborização.

“Embora elas só estejam em condição plena de maturidade daqui a dois anos, em termos de visibilidade e ornamentação paisagísticas já fazem a diferença, pois são complementadas com gramas e arbustos”, ressalta o secretário.

Obra
A partir desta semana, a obra complementar de drenagem do corredor de mobilidade Hermes Fontes entrará em uma nova fase. As equipes, que atualmente estão atuando no cruzamento entre a avenida Gonçalo Prado Rollemberg e a rua Ribeirópolis, começarão a realizar as escavações na rua Riachuelo.

O trânsito será liberado na rua Ribeirópolis, portanto, os condutores poderão acessá-la e também ao supermercado da região. Porém, o condutor que segue pela avenida Hermes Fontes e deseja acessar a Gonçalo Prado Rollemberg não poderá fazê-lo pela rua Riachuelo.

Essa trecho da obra começou pelo cruzamento da avenida Gonçalo Prado Rollemberg com rua Ribeirópolis e esse avanço para a rua Riachuelo já estava previsto. O próximo passo será no cruzamento com a rua Zaqueu Brandão, onde haverá sinalizações temporárias e os agentes acompanharão a execução dos serviços para realizar os desvios e orientar os condutores.



Da AAN