Em fase final, obra na Nestor Sampaio agrada moradores e frequentadores da via

Publiciado em 21/02/2020 as 09:56
Em apenas 16 dias, a avenida Nestor Sampaio já teve uma área de 12.940 metros quadrados fresada e recebeu 1.522 toneladas de asfalto para o recapeamento da via. Em fase de finalização, a obra, agora, está concentrada na demolição e reconstrução de calçadas com acessibilidade.
 
A celeridade e a efetividade da obra chamaram a atenção da população, que, em pouco tempo, já vislumbra a importância do serviço realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). 
 
"A avenida estava muito esburacada, precisando de sinalização, por isso, essa obra veio favorecer a população, inclusive a mim, que trabalho como taxista, porque a gente roda muito aqui e o deslocamento será facilitado", afirma Roberto Batista dos Santos, que há 15 anos fica num ponto de táxi na avenida. 
 
Para ele, com o tráfego intenso e os consequentes congestionamentos, uma mudança de sentido da via também é importante para quem mora ou trabalha na região. "Em horário de pico, é muito congestionado, a fila chega a bater na metade da avenida, então vai melhorar muito", reforça. 
 
Wagner Regi dos Santos também é taxista e transita com frenquência pela Nestor Sampaio. Para ele, o ponto forte da obra foi a rapidez da execução. "A gente achava que seriam uns 4 meses, e na verdade não tem nem um mês ainda. Os transtornos também foram tranquilos, porque houve a sinalização correta, tudo feito com organização", ressalta.
 
Ele acredita que, mesmo tendo sido rápidos e poucos incômodos, os transtornos da execução da obra valerão a pena. "Tapando os buracos e recapeando toda a via, muda tudo aqui. Os congestionamentos, com certeza, vão diminuir depois dessa obra", atesta Wagner. 
 
Laudice Oliveira Santos tem residência na Nestor Sampaio. Ela diz que, agora, está mais seguro caminhar pela via. "Está muito bom agora. Ruim estava antes, com muitos buracos. De quando eu moro aqui, há 30 anos, nunca vi uma obra assim, essa é a primeira. Nós estávamos precisando", destaca.
 
Ernesty Renan dos Santos e a esposa, Maria Ivony, têm uma loja na avenida e também consideram importante a realização das melhorias. "Facilita muito a movimentação dos carros e dos pedestres na via. Antes, estava com muitos buracos e, quando chovia, acabavam enchendo, espirrando água para dentro dos estabelecimentos e das casas. Com essa obra, o benefício é significativo", analisa ele.
 
Segundo o comerciante, o tráfego também deverá ser melhorado. "Com a via danificada, como estava, os congestionamentos eram ainda piores. O tempo de obra nos preocupava muito, mas aconteceu em um tempo que também foi satisfatórios e estamos todos tranquilos agora", reitera. 
 
Essa intervenção na Nestor Sampaio representa mais uma ação do Planejamento Estratégico da atual gestão com foco na mobilidade urbana, que está criando um circuito de corredores e eixos viários com o pavimento restaurado, a fim de garantir condições melhores de trafegabilidade, priorizando o transporte coletivo. 
 
A ação é importante porque a Nestor Sampaio é um dos principais eixos entre os corredores Augusto Franco e Hermes Fontes, que também estão em obra. Com aproximadamente 1,4 km, representando uma área de mais de 40 mil metros quadrados, o último trabalho de recapeamento foi realizado entre fevereiro e março de 2002.
 
Da AAN