Caminhoneiros decidem adiar paralisação após acordo com o governo

No encontro com as associações e sindicatos da categoria, ministro da Infraestrutura disse ainda que estuda a possibilidade de "eliminar multas desnecessárias aos caminhoneiros"

Publiciado em 23/04/2019 as 06:31

Em reunião com caminhoneiros autônomos nesta segunda-feira (22), o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Bento de Freitas, se comprometeu a transferir o custo do diesel para a tabela do frete e ainda a estudar a possibilidade de "eliminar multas desnecessárias aos caminhoneiros". O encontro ocorreu após a categoria marcar greve para o próximo dia 29.

"A construção dessa agenda vai amortecer o efeito do diesel, vai fazer com que o dinheiro sobre na contratação de cada frete e vai fazer com que a referência de preço seja praticada", defendeu o ministro em nota.
Participaram do encontro, que durou quatro horas, os presidentes da Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, e da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), além de representantes dos sindicatos estaduais e profissionais que representam grupos ou têm influência sobre a categoria.

De acordo com Wanderlei Alves (Dedéco), caminhoneiro de Curitiba (PR), ficou decidido que as entidades representativas dos caminhoneiros vão fiscalizar e enviar relatórios para o governo e Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) com denúncias das empresas e motoristas que não cumprirem o preço mínimo do frete. Caberá ao governo aplicar as multas baseado nas denúncias.